APAJUFE apoia indicação de Melina Fachin para secretaria executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A Associação Paranaense dos Juízes Federais manifesta apoio à indicação da professora e advogada Melina Girardi Fachin para concorrer ao cargo de secretária executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A função postulada por Melina exige experiência e reconhecida trajetória em direitos humanos e tem como função, dentre outras, coordenar os aspectos operacionais dos grupos de trabalho e relatores; preparar, em consulta com o Presidente, o projeto de orçamento e o programa de trabalho da CIDH.

Melina Fachin sustenta tal candidatura diante de sua trajetória acadêmica e profissional, voltada à proteção dos direitos humanos. Ela é mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e dá aulas em cursos de graduação e pós-graduação em temas relacionados aos direitos humanos e coordena grupos de investigação ligados a esta temática.

Diante de suas credenciais e experiência, a Apajufe considera que a sua indicação para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos se associa ao compromisso com a ampliação da presença crítica feminina em espaços de decisão e do Estado Brasileiro com a defesa dos direitos humanos.