Diretora da Apajufe participa da reunião do Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A APAJUFE, por meio de sua Diretora, Marize Cecília Winkler, participou de reunião do Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público, via teleconferência, na última sexta-feira, dia 19/06.

Na ocasião, as representantes de suas instituições manifestaram preocupação com o futuro retorno às atividades presenciais, sem que seja observado pelos gestores, concomitantemente, a reabertura das escolas públicas e privadas.

Isso porque, historicamente, compete às mulheres a função de cuidado dos idosos e das crianças, atividades que têm se mostrado ainda mais relevantes (e preocupantes) nesse contexto de pandemia e isolamento social.

Também foram trazidos para discussão a própria organização do trabalho remoto, o atingimento de metas de produtividade e suas implicações na saúde mental das magistradas e servidoras diante do contexto de acúmulo de funções.

Na oportunidade, foi ressaltada a importância da iniciativa tomada pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região, o qual, em sua correição ordinária, proporcionou um louvável debate no Webinário “Junto e Misturado: Família, Home Office e Pandemia”.

Trata-se de um exemplo a ser seguido pelas demais instituições participantes do grupo de estudos, porquanto trouxe um pouco de luz à sensível realidade de acúmulo de funções profissionais e domésticas tanto de magistradas como de servidoras do Judiciário.

Participaram também da reunião as associadas Patrícia Panasolo representando a Apajufe, Sayonara Mattos e Melina Faucz Kletemberg representando a Direção do Foro da Seção Judiciária Do Paraná.

O Grupo de Estudos Interinstitucional é composto por representantes do Ministério Público Do Estado Do Paraná, Procuradoria Regional Do Trabalho Da 9a Região, Procuradoria Da República No Paraná, Tribunal Regional Do Trabalho Da 9o Região, Tribunal De Justiça Do Estado Do Paraná, Justiça Federal – Seção Judiciária Do Paraná, Associação Dos Magistrados Do Trabalho Da 9a Região, Associação Dos Magistrados Do Paraná, Associação Dos Juízes Federais Do Paraná, Associação Nacional Dos Procuradores Do Trabalho E Associação Paranaense Do Ministério Público.